GUIA OFF-ROAD

Com algumas orientações e bom senso à moda antiga, praticamente qualquer pessoa pode conduzir em off-road um 4x4 da Jeep®. Basta clicar num item da tabela de conteúdo para algumas noções básicas. Bem como certificar-se de colocar os polegares para cima!

ESTEJA PREPARADO

Verifique sempre o seu veículo antes de ir para off-road. Verifique se a bateria está presa, todas as mangueiras estão em boas condições e o óleo e fluidos estão cheios até ao limite, incluindo o combustível. Certifique-se também de que todos os quatro pneus estão em bom estado e têm a pressão adequada. Evite viajar sozinho, especialmente em território desconhecido.

ESTEJA PRECAVIDO

Quando entrar em off-road, coloque o veículo em 4WD sempre que preveja uma situação que irá exigir a tração adicional. É difícil engatar as 4WD depois de ter ficado preso. Também deve querer adquirir o hábito de olhar por cima do seu capô, varrer da esquerda para a direita de modo que possa ver claramente aquilo de que se está a aproximar no trilho. Se estiver apenas a olhar para o pneu esquerdo, há muitas possibilidades de ficar com o pneu direito em apuros. Evite colocar sua cabeça para fora do veículo para ver o que se está a aproximar (é para isso que serve o para-brisas rebatível do Wrangler). Além disso, muitos mestres dos trilhos recomendam que mantenha os polegares para cima e fora dos raios do volante raios em terreno irregular. Por exemplo, se o seu pneu de repente cair de um pedregulho, seu volante poderá rodar rapidamente e apanhar o seu polegar com um raio — ui! Geralmente, os veículos com direção assistida, como todos os veículos da Jeep®, diminuem as hipóteses de rotação repentina do volante.

TENHA CALMA

A velocidade e potência não são exigidas em condução off-road agressiva. Na relação baixa 4WD, a transmissão baixa e a baixa velocidade dos veículos Jeep® em marcha lenta ajudarão a passar sobre os obstáculos. Em muitos casos, com transmissões manuais, soltando lentamente a embraiagem e permitindo ao veículo escalar sobre obstáculos na velocidade mais baixa é o melhor cenário. Na verdade, no Rubicon Trail, a velocidade média é de aprox. 2 a 10 km por hora.

NEVE E LAMA

Geralmente, quando há neve ou lama na superfície de condução, é o momento certo para engatar o sistema 4WD por pedido ou a tempo parcial. Se tiver um sistema de tempo integral como o Quadra-Trac I®, não necessita, da sua parte, de realizar qualquer introdução. Com neve abundante, ao puxar uma carga ou para um controlo adicional a velocidades mais baixas, mude a transmissão para uma velocidade baixa e mude a caixa de transferência para 4WD-LOW, caso seja necessário (os sistemas Quadra-Trac I e Quadra-Trac® SRT® não oferecem uma relação baixa). Não mude para uma velocidade mais baixa do que a necessária para manter a dinâmica. Excesso de aceleração do motor pode fazer patinar as rodas e a tração será perdida. Se começar a perder tração na neve ou lama, vire rapidamente o volante para trás e para a frente. Isto, geralmente, ajudará as rodas a agarrar em terreno fresco e puxam o veículo para a frente. Se a tração for perdida, PARE. O patinar das rodas apenas enterram mais o veículo. O fundamental é manter o impulso de avanço.

AREIA

Para melhor tração na areia, baixe a pressão do ar em 10 a 12 libras relativamente à pressão normal nos pneus convencionais. (Volte a colocar à pressão normal após a sua utilização nestas condições.) Experimente a relação alta 4WD para manter o impulso de avanço. Dependendo da condição da areia, a relação baixa 4WD e as seleções de velocidade alternativas podem ser necessárias. Tente também tentar fazer curvas mais amplas, caso seja possível. Curvas apertadas abrandam o veículo abruptamente e podem deixá-lo preso. Uma vez mais, manter o impulso de avanço é fundamental.

DECLIVES

Ao subir declives vá sempre a direito para cima ou para baixo. Também é uma atitude inteligente saber o que está do outro lado antes de subir. Na base do declive deve aplicar mais potência. Reduza a potência à medida que se aproxima do cimo e antes de ultrapassar a crista. Se parar na subida, recue a direito no declive com a marcha-atrás. Para descer declives, use sempre a velocidade mais baixa com uma transmissão manual. Quando descer um declive na relação baixa, não desengate a embraiagem e deixe o em ponto morto. Poderá provocar graves danos no disco da embraiagem. Permita que sejam as velocidades e a compressão do motor a abrandar o veículo, usando os travões apenas para afinar a sua velocidade. Se estiver equipado com transmissão automática, use a relação baixa e a definição de condução mais baixa. OBSERVAÇÃO: NUNCA suba um declive a um ângulo. Se o declive é muito íngreme e não se sentir confiante de que você ou seu veículo o podem fazer, não tente. Nunca conduza de lado para lado numa inclinação íngreme, pois isso pode provocar a instabilidade do veículo. A condução off-road pode ser muito desafiadora. Lembre-se, vá tão devagar quanto possível. Use o senso comum com segurança sendo a principal preocupação.

ESCALADA (CRAWLING) DE PEDREGULHOS

Nós chamamos a isso "crawling” (rastejar) por uma razão. Use uma velocidade baixa e a relação baixa 4WD e apenas deixe o veículo “escalar” em marcha lenta (com o menos possível de acelerador) ao ultrapassar obstáculos como pedregulhos ou troncos. Nunca transponha pedregulhos. Um veículo com 10 polegadas de distância ao solo não atravessará um pedregulho de 12 polegadas! Manobre o pneu sobre parte superior dos pedregulhos e escale-os lentamente. Se ouvir raspar, não entre em pânico. Os 4x4s da Jeep® possuem placas inferiores de proteção e rails para pedregulhos (este equipamento varia consoante o 4x4 da Jipe e os pacotes foram adquiridos ou alugados) que “assumirão as despesas”. Baixar a pressão dos pneus em 3 a 5 libras melhora a tração e ajuda a evitar furos nos mesmos. (Volte a colocar à pressão normal após a sua utilização nestas condições.) Lembre-se de que a velocidade ideal para escalar pedregulhos é de aprox. 2 a 6 km por hora.

TREAD LIGHTLY (PISE LEVEMENTE)

Deixe melhor do que encontrou. Atente nos postes de sinais e permanecer nos trilhos e nas áreas de recreação aprovado para condução off-road. Use seu bom senso para proteger a beleza e a solidão da área. Não deixe nada para trás e, melhor ainda, recolha e remova qualquer lixo que outros tenham abandonado. E se o terreno parece particularmente frágil, tome uma rota alternativa. Para obter mais informações sobre como praticar o “Tread Lightly” clique aqui treadlightly.org. Deixe melhor do que encontrou.