Qual é a diferença entre os sistemas 4WD a tempo integral e a tempo parcial?

Os sistemas 4WD a tempo integral utilizam um diferencial central que permite que os eixos de transmissão dianteiro e traseiro rodem a diferentes velocidades, permitindo assim a ativação em superfícies secas para condições normais de condução. Um sistema de tempo parcial não emprega um diferencial central e bloqueia em conjunto os eixos de transmissão dianteiro e traseiro. Com um sistema de tempo parcial, modo 2WD deve ser usado durante as condições de condução normais e o modo 4WD é para ser usado apenas quando em off-road ou em superfícies molhadas ou escorregadias.

Por que não consigo usar 4WD de tempo parcial em superfícies secas?

O sistema 4WD de tempo parcial bloqueia efetivamente os eixos de transmissão dianteiro e traseiro em conjunto, formado uma única unidade de condução que não permitem a ação do diferencial entre os eixos de transmissão dianteiro e traseiro. Pode ocorrer ruído e colar da transmissão (solavancos) quando operada excessivamente em superfícies secas ou em curvas. Este colar pode levar à acumulação de calor e logo à falha de peça.

Por que razão ocorrem os “Solavancos” (“Crow Hop”)?

Quando um veículo vira, cada roda gira num raio diferente para o círculo de viragem,deslocando-se, assim, a diferentes distâncias e velocidades. Se os eixos dianteiro e traseiro do veículo forem bloqueados em conjunto e estiverem a rodar em superfícies secas, a diferença na velocidade da roda por vezes resulta no colar da transmissão que é solta com um "ruído de pancada" ou "trepidação" do veículo quando um dos pneus perde tração.

Posso mudar para a relação alta 4WD a qualquer velocidade?

A mudança para a relação alta 4WD pode ser feita com o veículo parado ou em movimento. Se o veículo estiver em movimento, as mudanças podem ser feitas até 55 mph (88 km/h).

Durante quanto tempo posso conduzir em relação alta 4WD?

Com um sistema de tempo parcial, a condução prolongada relação alta 4WD só é recomendada para superfícies de estrada molhadas, soltas ou escorregadias. Com um sistema de tempo integral, não precisa de se preocupar com a comutação para o modo 2WD quando as superfícies de estrada melhoram.

A que velocidade posso conduzir na relação alta 4WD?

Não deve circular a mais velocidade do que aquela que permite as condições da estrada.

O que é relação baixa 4WD?

A relação baixa 4WD é um modo especificamente concebido para uso temporário quando é desejada tração adicional e potência máxima para puxar. Os eixos de transmissão dianteiro e traseiro são bloqueados em conjunto e a potência do motor é enviada através de outro conjunto de engrenagens para multiplicar o binário. Evite tentar engatar ou desengatar a relação baixa com o veículo a deslocar-se a mais do que 2 a 3 mph (3 a 5 km/h) e não use este modo para a condução normal.

Posso mudar para a relação baixa 4WD a qualquer velocidade?

Não. Com o veículo a rodar a uma velocidade de 2 a 3 mph (3 a 5 km/h), mude a transmissão automática para Neutra ou carregar no pedal da embraiagem numa transmissão manual. Enquanto o veículo está em ponto morto a 3 mph (3 a 5 km/h), comute a alavanca da caixa de transferência com firmeza através da Neutra e para a posição de relação baixa.

A que velocidade posso conduzir na relação baixa 4WD?

Não exceda 40 km/h (25 mph).

Posso mudar para a relação baixa 4WD quando parado?

A mudança para a, ou da, relação baixa 4WD é possível com o veículo completamente parado; no entanto, podem ocorrer dificuldades devido ao facto dos dentes das engrenagens não estarem devidamente alinhados. O método preferido para engatar a relação baixa é abrandar para 2 a 3 mph (3 a 5 km/h) e colocar a transmissão em Neutra. Enquanto ainda se encontrar em andamento, mova firmemente a alavanca de mudanças para frente para a posição quatro-baixa. Depois volte a transmissão para a engrenagem desejada. Consulte o manual do proprietário para obter instruções detalhadas.

O que acontece se eu nunca usar o interruptor Selec-Terrain®?

Em modo AUTO, o veículo seleccionará automaticamente o sistema de condução correta para a condição que detetar.

O veículo precisa ser estacionado ou estar em movimento para operar o sistema de suspensão Quadra-Lift ® ou Selec-Terrain ®?

O veículo pode estar tanto estacionado ou em movimento para operar as definições da suspensão pneumática Quadra-Lift ® ou Selec-Terrain ®. Quando o veículo está em movimento, o condutor pode selecionar manualmente o a definição de altura adequada do sistema Quadra-Lift ou permitir que o veículo selecione automaticamente a definição ideal. Os condutores também podem usar a seleção de controlo Selec-Terrain® para otimizar os sistemas de controlo da transmissão e de travões para um terreno específico. Há limiares de velocidade para as diferentes definições de altura do Quadra-Lift. Por exemplo, o condutor pode fazer o pedido para modo de Park (Estacionamento) em velocidades abaixo de 12 mph. O sistema começa a baixar para a altura Estacionamento quando a velocidade do veículo for inferior a 6 mph. Este recurso garante que a altura de Estacionamento é alcançada antes de sair do veículo. A alturas para off-road também são limitadas ela velocidade na extremidade superior para manter os objetivos do conforto de circulação.

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